top of page
Buscar
  • Foto do escritorExNEPe

TRIUNFANTE 38º ENEPe! De 03 a 10 de JUNHO DE 2018 em MACEIÓ-AL.

Em seus 38 anos de história a ExNEPe, entidade representativa do Movimento Estudantil de Pedagogia – MEPe, saúda o triunfante 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. A legítima aprovação em plenária final no 37º ENEPe em Petrolina deu início a conclamação de estudantes de Graduação e Pós-graduação em Educação de todo o Brasil para mais uma vez aglutinar seus ânimos de luta em torno da construção de uma alternativa classista e combativa contra os ataques que a educação vem sofrendo ao longo dos anos.

Foram mais de dez estados reunidos durante oito dias travando discussões em mesas, apresentações de trabalhos e grupos de discussões que possibilitaram o aprofundamento da análise da atual conjuntura que a ExNEPe e sua base vivenciam, que culminaram no combativo ato no dia 8 de junho no centro de Maceió. Foi também neste espaço que, de forma legítima, as executivas estaduais de Goiás, Ceará, Bahia foram empossadas à Executiva Nacional.

Os atuais ataques a educação materializam-se nas inúmeras contrarreformas protagonizadas pelo governo Temer, mas não impostas apenas por ele, Temer é apenas mais uma marionete do Capital Internacional, tão opressor quanto. E a ExNEPe denuncia, através da sua análise conjuntural nesses 8 dias de encontro, que o que está em jogo é uma política global de mercantilização da educação, ditada pelo grande Capital, Temer entrega o Brasil nas mãos do Banco Mundial que lançou nesse ano a receita para privatização da educação pública.

As políticas do Estado Capitalista Brasileiro atacam nossos jovens com a Contrarreforma do Ensino Médio, ataca nossas crianças se omitindo da luta por creches e ataca mais uma vez a Universidade Pública com sua política privatista. O curso de Pedagogia por sua vez sofre juntamente com as outras licenciaturas com a PEC da morte (55) em vigor, com a extinção do Programa de Iniciação da Docência – PIBID e sua substituição pelo programa farsante da Residência Pedagógica que combinados com a Base Nacional Curricular Comum – BNCC, a (falsa) Regulamentação da Profissão do Pedagogo e sua proposta falida de Conselho Fiscalizador são uma bomba para explodir nas mãos do povo.

Em plenária final do legítimo e combativo 38º ENEPe aprovamos as próximas sedes do 25º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia – FoNEPe: Ceará, e do 39º ENEPe: Goiás, para continuar reafirmando com veemência que a Pedagogia está em defesa da educação pública, gratuita, socialmente referenciada, do povo e para o povo!

Assim, a ExNEPe convoca a todos e todas para unir forças na execução de nosso calendário nacional de lutas 2018, também aprovado em plenária final do triunfante 38º ENEPe pois a luta avança e os estudantes de Pedagogia se preparam para continuar sua contra os ataques desse Estado servo do Capitalismo. A luta da Pedagogia se dá junto ao povo e longe do governismo e acordões feitos em gabinetes fechados, a luta se dá com a base e longe do centralismo desmobilizante da falsa esquerda brasileira!


A NOSSA LUTA É TODO DIA, EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!


PEDAGOGIA É UNIÃO, CONTRA A FARSA DA REGULAMENTAÇÃO!


VIVA O MEPe INDEPENDENTE E COMBATIVO!


É BARRICADA, GREVE GERAL, AÇÃO DIRETA QUE DERRUBA O CAPITAL!



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page